Em algum momento da vida seu gato provavelmente irá precisar ser sedado ou anestesiado, seja para uma castração, tratamento periodontal, sedação para exames ou até mesmo uma cirurgia mais complexa.
Aqui na Gattini levamos a anestesia geral muito a sério. Mais importante do que o tipo de anestesia que será escolhido pelo profissional, é a presença de um anestesiologista veterinário para escolher o melhor protocolo e acompanhar e monitorar individualmente o paciente, evitando complicações anestésicas.
O objetivo da anestesia geral é induzir um estado de inconsciência, relaxamento muscular e controle de dor de acordo com o procedimento. Cada paciente, procedimento e risco cirúrgico irão levar o nosso anestesista a escolher a modalidade ou a combinação de modalidades que mais se encaixa para aquele caso específico.

TIPOS DE ANESTESIA
- Anestesia local: muito utilizada para procedimentos de extração dentária, remoção de tumores e biópsias de pele.
- Anestesia peridural: é uma anestesia regional que faz o bloqueio de uma parte do corpo maior, geralmente utilizada em procedimentos que causem muita dor, como cirurgias ortopédicas e mastectomia (retirada das cadeias mamárias).
- Anestesia dissociativa: é uma anestesia pouco utilizada em nossa clínica. Através de injeção intramuscular com fármacos de longa duração, o paciente entra em uma anestesia profunda e normalmente demora para se recuperar. Tem maiores riscos por não conseguir ser dosada após a administração da medicação.
- Anestesia inalatória: é a manutenção da anestesia em formato de gás. É muito segura, mas deve ser usada com cautela em pacientes com problemas pulmonares. Esse tipo de anestesia permite maior controle do plano anestésico em relação a dissociativa. Tem uma recuperação anestésica mais rápida e com menos efeitos colaterais.
- TIVA (Anestesia Total Intravenosa): é a técnica mais moderna de anestesia utilizada na medicina humana e veterinária. Os fármacos combinados para atingir os objetivos e analgesia possuem curta ação e são administrados com bomba de infusão direto na veia, permitindo maior controle do plano anestésico, assim como a anestesia inalatória. Pode ser usada em pacientes com doença pulmonar.
AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA
Antes do seu gatinho ser anestesiado em nossa clínica é obrigatório que ele passe com o clínico de felinos para realizar a avaliação pré-anestésica e exames pré-operatórios. Fazemos isso para que o procedimento seja o mais seguro possível. Cada procedimento e paciente terá seu risco anestésico e cirúrgico individual e, portanto, diferentes exames podem ser solicitados de acordo com a nossa avaliação prévia.

Exames obrigatórios para procedimentos cirúrgicos incluem:
- Avaliação presencial: peso, mucosas, hidratação, ausculta cardiopulmonar e histórico clínico do paciente.
- Exames de sangue: hemograma completo, função renal, função hepática, albumina e glicemia.
- Ecocardiograma (agendamento prévio).
Outros exames poderão ser solicitados de acordo com a avaliação clínica do paciente felino, como:
- Teste de FIV e FeLV
- Eletrocardiograma
- Radiografia torácica
- Outros exames relacionados à idade (como hipertireoidismo em gatos idosos) ou doença prévia (como ultrassom abdominal em caso de suspeita de turmores).
NO DIA DA ANESTESIA
Seu gatinho deverá estar em jejum de água e comida conforme orientação da nossa equipe.
O plano anestésico é individual para cada paciente de acordo com a avaliação da equipe (clínico, anestesiologista e cirurgião) em conjunto. Durante o procedimento o nosso anestesiologista irá monitorar sinais de dor, alteração de temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio e quaisquer alterações que o paciente possa apresentar no decorrer do procedimento. Seu gatinho ficará sob os nossos cuidados na nossa sala de recuperação até que recupere todos os parâmetros antes de ir para casa em segurança. Ainda assim, você poderá notar que ele está mais sonolento nas próximas horas ou até dias e receberá as instruções para os dias seguintes à anestesia e cirurgia de acordo com o procedimento realizado.
M.V. Anna Bandini
CRMV SP 37891
Graduada na Universidade Federal Rural do RJ, tem pós graduação em Medicina Felina pelo Instituto Qualittas, é membro da associação Americana de Clínicos de Felinos (AAFP), certificada como Veterinária Cat Friendly na AAFP e membro da Academia Brasileira de Clínicos Felinos (ABFEL).
